IESnU - Solicitação de 2ª via e/ou Substituição
Segunda via
Segundas vias podem ser solicitadas quando a primeira via tiver sido extraviada, danificada, perdida, roubada ou quando houver alteração do nome do diplomado. Nela deverá constar em seu anverso o termo “2ª via”, geralmente colocado no canto superior direito ou canto inferior direito, e no verso o seguinte texto: “A primeira via foi registrada na UFG em dd/mm/aaaa, sob o nº 00000, processo n. 00000.000000/aaaa-00”. Cite o órgão registrador da primeira via, principalmente quando este não for a UFG.
Para solicitação de registro de segunda via de diploma, encaminhar para a CRD os seguintes documentos:
a) Carta de Encaminhamento (não emitida via SRD), constando o tipo de solicitação '2ª via/Substituição' e indicando o motivo que gerou o pedido ( Emitir conforme Modelo abaixo);
b) Fotocópia, atualizada e autenticada em cartório, do documento de identificação, caso não seja a mesma constante no processo original;
c) Fotocópia, atualizada e autenticada em cartório, da certidão de casamento, quando for o caso de casamento ou averbação de divórcio após a data do registro da primeira via;
d) A 2ª via do diploma, com data de emissão atualizada, constando o termo “2ª via” no anverso e a apostila com os dados do registro da 1ª via no verso. Exemplo de texto: “A primeira via foi registrada na UFG em dd/mm/aaaa, sob o nº 00000, processo n. 00000.000000/aaaa-00”.
e) Recibo de envio da 2ª via, deverá ser feito manualmente. (Modelo conforme recibo emitido no SRD).
Se o número do processo iniciar com '23070.', bastam os documentos acima descritos. Se iniciar com ‘00000’, encaminhar também o processo que está arquivado na instituição. Não é necessário novo histórico. Colocar no recibo que trata-se de encaminhamento de 2ª via.
Importante: Não retirar folhas/documentos do processo de registro da primeira via.
Substituição
A substituição de selo ocorre quando o diploma foi registrado com erro em algum dado acadêmico ou no nome do diplomado. Nesse caso não haverá cobrança de taxa. Quando o erro for de dados pessoais do diplomado, o selo será substituído sem a necessidade de constar o termo “2ª via” no diploma, bem como o apostilamento da 1ª via, porém, com a cobrança da mesma taxa da 2ª via.
Para solicitação de substituição de selo de registro de diploma, encaminhar para a CRD os seguintes documentos:
a) Carta de Encaminhamento constando o tipo de solicitação ‘2ª Via/Substituição’, indicando o motivo que gerou o pedido (Modelo abaixo);
b) Diploma com erro;
c) Diploma corrigido com data de emissão atualizada,
Se o número do processo iniciar com '23070.', bastam os documentos acima descritos. Se iniciar com ‘00000’, encaminhar também o processo que está arquivado na instituição. Colocar no recibo que trata-se de encaminhamento de Substituição.
Importante: Não retirar folhas/documentos do processo de registro da primeira via.
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Modelo da Carta de Encaminhamento para solicitação de registro de 2ª Via de diploma:
(PAPEL TIMBRADO DA INSTITUIÇÃO)
Local, data.
Ao/À
Nome do(a) Reitor(a) da UFG
Magnífico(a) Reitor(a) da Universidade Federal de Goiás
Goiânia – GO
Magnífico(a) Reitor(a),
Atesto, para os devidos fins de direito, a regularidade dos procedimentos realizados pelo(a) (nome da Instituição), e-Mec nº (informar código e-Mec), situada na (endereço), para expedição e registro do diploma do(a) graduado(a) abaixo identificado(a), nos termos da legislação vigente, e encaminho o diploma de graduação para registro da 2ª via/substituição, na forma da lei, em razão de (Informar o motivo. Exemplo: extravio, perda, dano, mudança de nome, erro no número / órgão expedidor do documento de identificação, etc) da primeira via:
Graduado(a): (NOME COMPLETO)
Curso: (nome do curso)
Grau: (informar conforme o caso: bacharelado, licenciatura ou tecnológico)
Habilitação: (colocar a habilitação, quando for o caso)
Período de conclusão: aaaa/s (ano e semestre letivo da conclusão)
Apostila: (quando houver)
Respeitosamente,
Nome do(a) Diretor(a) da Instituição
Cargo
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