Quem somos

O Centro de Gestão Acadêmica (CGA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um órgão administrativo vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) que tem por objetivos:

  • I. gerir os processos para ingresso dos estudantes nos cursos de graduação da UFG;
  • organizar, classificar, fazer guarda e preservar os dossiês acadêmicos dos estudantes dos cursos de graduação da UFG;
  • acompanhar, após ingresso, a fase acadêmica dos estudantes da UFG até a colação de grau;
  • expedir e registrar os diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação da UFG; 
  • registrar os diplomas emitidos por "Instituições de Ensino Superior não Universitárias na forma de prestação de serviços;
  • registrar diplomas de graduação revalidados e títulos de pós-graduação reconhecidos (mestrado e doutorado) emitidos por Instituições de Ensino Superior do Exterior;
  • assessorar a gestão da UFG no cumprimento da política de graduação;
  • atender, informar e orientar a comunidade universitária e não universitária no âmbito de sua competência e nas atribuições que lhe forem delegadas.

O Regimento do CGA é regulamentado pela Resolução CONSUNI n° 97/2021 que disciplina a organização e o funcionamento do Centro, bem como estabelece a dinâmica de suas atividades administrativas.

O CGA possui papel estratégico na gestão acadêmica junto aos cursos de graduação da UFG, atuando de forma colaborativa nas discussões acerca do ensino na UFG e desenvolvendo as seguintes ações, no âmbito de sua competência:

  • atender e orientar a comunidade universitária e não-universitária de acordo com a legislação acadêmica vigente;
  • acompanhar a situação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação;
  • executar as atividades necessárias para o cumprimento dos dispositivos regulamentares da UFG, da legislação acadêmica vigente e de decisões judiciais;
  • prestar informações sobre os documentos expedidos pelo CGA, bem como subsídios judiciais/administrativos que envolvam os estudantes da UFG;
  • atender as normativas sobre expedição e registro de diplomas dos cursos de graduação, bem como de certificados e títulos dos cursos de pós-graduação da UFG;
  • atender as normativas sobre registro de diplomas dos cursos de graduação e registro de títulos dos cursos de pós-graduação das Instituições não Universitárias;
  • registrar diplomas e títulos revalidados ou reconhecidos pelas unidades acadêmicas da UFG ou por outros processos de revalidação/reconhecimento adotados pela Universidade;
  • analisar e instruir os processos de natureza acadêmica e demais documentos relativos aos dados acadêmicos dos estudantes da UFG;
  • participar das comissões designadas para tratar de assuntos referentes à gestão administrativa e acadêmica;
  • executar as atividades de gestão acadêmica para propiciar à colação de grau dos concluintes dos cursos de graduação, conforme a legislação vigente;
  • fazer a gestão dos processos para ingresso aos cursos de graduação da UFG;
  • executar as atividades referentes ao preenchimento de vagas remanescentes da UFG, de acordo com legislação vigente;
  • cadastrar dos estudantes ingressantes na UFG; 
  • elaborar relatórios/estatísticas referentes às atividades do CGA;
  • zelar pelo sigilo de informações e realizar a gestão de documentos produzidos de acordo com a legislação vigente;
  • protocolizar documentos no âmbito de suas atribuições específicas;
  • classificar, organizar, manter e controlar a documentação arquivística, acadêmica e administrativa, no âmbito de suas atribuições específicas.