2ª Via / Substituição

Orientações para solicitação de registro de 2ª via e substituição de selo de registro de diplomas de Instituições de Ensino Superior não Universitárias.

 

2ª VIA

Para solicitação de registro de segunda via de diploma, não lançar nada no SRD (Sistema de Registro de Diplomas) e encaminhar para a CRD os seguintes documentos:

  1. Carta de Encaminhamento constando o tipo de solicitação '2ª via' (veja modelo no Roteiro de Orientações).
  2. Fotocópia, atualizada e autenticada em cartório, da cédula de identidade.
  3. Fotocópia, atualizada e autenticada em cartório, da certidão de casamento, quando for o caso de casamento ou averbação de divórcio após a data do registro da primeira via.
  4. A 2ª via do diploma, com data de emissão atualizada, constando o termo “2ª via” no anverso. No verso do diploma deve ser impressa a apostila com os dados do registro da 1ª via. Exemplo de texto: “A primeira via do diploma foi registrada em dd/mm/aaaa sob o nº xx.xxx, processo nº XXXXX.xxxxxx/aaaa-xx”.

Colocar no recibo que se trata de encaminhamento de 2ª via.

Se o número do processo iniciar com '23070.', bastam os documentos acima descritos. Se iniciar com 00000., encaminhar também o processo que está arquivado na instituição.

Não é necessário novo histórico.

 

SUBSTITUIÇÃO 

Para solicitação de substituição do registro do diploma, não lançar nada no SRD (Sistema de Registro de Diplomas) e encaminhar para a CRD os seguintes documentos:

 

  1. Carta de Encaminhamento constando o tipo de solicitação 'substituição' (veja modelo no Roteiro de Orientações), indicando o erro que gerou o pedido de substituição.
  2. Fotocópia, atualizada e autenticada em cartório, da cédula de identidade.
  3. Fotocópia, atualizada e autenticada em cartório, da certidão de casamento, quando for o caso de casamento ou averbação de divórcio após a data do registro da primeira via.
  4. O diploma com erro.
  5. O diploma corrigido, com data de emissão atualizada.

 

Colocar no recibo que se trata de encaminhamento de substituição.

Se o número do processo iniciar com '23070.', bastam os documentos acima descritos. Se iniciar com 00000., encaminhar também o processo que está arquivado na instituição.

Não é necessário novo histórico.